segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma experiência relevante em minha vida!


Irei relatar aqui a surpresa e admiração que tive comigo mesmo...
Estou cursando Pedagogia no CEDERJ/UERJ e a princípio fiz o vestibular apenas por fazer... passei e comecei a fazer o curso, não por admiração ao curso mas por ter a graduação. Sempre dizia "Jamais irei dar aulas, muito menos para crianças da Educação Infantil...". Adoro crianças e tenho muita paciência com elas, mas para dar aulas nunca pensava. Com o passar do tempo, do curso, a ficha foi caindo... e passei a ter idéias diferentes, mais admiração pela profissão e já pensava em uma sala de aula, porém para crianças da educação fundamental ou para jovens e adultos (EJA).
Ao mês de março e abril de 2010 realizei um estágio em Educação Infantil supervisionado, como disciplina do meu curso e aí é que aconteceu o mais admirável para mim.... Comecei o estágio, tremendo muito pois estava muito nervosa por enfrentar pela primeira vez uma escola e as crianças pequenas e também os professores. Ao passar alguns dias, o nervoso se foi e o relaxamento tomou conta e passei a amar os dias que estava na escola e todas as crianças que ali estavam também.
A cada dia estava em uma sala diferente e no final tinha que escolher uma sala para ficar em observação mais minunciosa para o trabalho do estágio e para aplicar no final dele, duas aulas o qual a professora da turma iria avaliar. Minhas colegas que faziam o estágio também (algumas na mesma Creche que eu) diziam em sua maioria, que escolheriam a classe de crianças maiores (Jardim 3 ou atividade 3) e falaram ser impossível aplicar atividades, as duas aulas que teríamos que fazer, no berçário I (bebês de 4 meses a 1 ano), pois os bebês não teriam concentração para a atividade e essas seriam difíceis de ser idealizadas. O desafio foi aplicado para mim. Estava decidida, escolhi o Berçário I para fazer o meu estágio completo( justo eu que não queria dar aulas e muito menos para crianças pequenas...).
Fiz o estágio com muito mais horas do que precisava, dei as aulas, as crianças participaram muito mais do que eu esperava, amei e amo todas as crianças ,tirei ótimas notas em minhas aulas e estou com um gostinho de quero mais... E até pedi a diretora da Creche para frequentar como voluntária nos dias que eu pudesse e ela aceitou, é claro...
Uma experiência relevante em minha vida...

Um comentário:

  1. Agora já era!!!!!!Foi contaminada pelo vírus da Educação!!!!
    Ótimo para as crianças, que ganharam uma excelente professora, tenho certeza!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir